quinta-feira, 19 de maio de 2016

Virgem Poderosa

Virgo potens, ora pro nobis.


 é em vossa mão que residem a força e o poder (1 Crônicas 29)






O poder de Maria, diz-nos o Padre Paschoal Rangel, é "um poder amoroso, só usado para o bem". 

Um poder, aliás, derivado do poder de Deus, do "encantamento" de Deus, de seu carinho para com Maria. Ele, por assim dizer, "não sabe" negar-lhe coisa alguma. Os santos a chamaram, por isso, "onipotência suplicante". Ela tudo pode naquele que a ama.No primeiro livro dos Reis, um dia, Betsabé, mão de Salomão, se aproxima do rei para pedir-lhe qualquer coisa. Salomão vai ao seu encontro e lhe diz: "Pede, minha mãe, dize o que queres. Não é justo que a despeça descontente" (1R 2,20).(RANGEL, 1991)
Observa o comentarista que foi Santo Antonino quem evocou este texto, lembrando que Betsabé é figura de Maria (1).
Maria tem um admirável poder sobre o coração de Deus. Com absoluta razão dizia Santo Anselmo, teólogo, e muito mais rigoroso exegeta que Santo Antonino: "Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, vos concederá, ó Mãe, tudo o que vós quiserdes: ele está sempre disposto a vos ouvir. Basta que vós queirais a nossa salvação. (de Excell Virginis, cit em Z. C. Jourdain, Somme des Grandeurs de Marie, III, p 151).Desde o Gênesis, quando, logo após o pecado de Adão, Deus prometeu o Salvador, prometeu também que ele esmagaria a cabeça da serpente, o Tentador. Uma longa tradição da Igreja (inclusive a Vulgata) traduz o texto do Gênesis, atribuindo a Maria, mãe de Jesus, esse esmagamento do poder do demônio. Essa adaptação do texto bíblico está de acordo com o conjunto da doutrina cristã. Mesmo que seja indiretamente, através da Jesus, a Virgem também esmaga a serpente que tenta morder-lhe o calcanhar. Este esmagar o poder de Satanás revela certamente uma outra face da Virgem poderosa.Por tudo isso, não é sem muitos motivos que a Igreja aplica à Nossa Senhora o texto do Cântico dos Cânticos onde se diz que, diante do adversário da salvação dos homens, Maria é "terrível como um exército em linha de batalha" (Ct 6,3). (Idem)
É assim, esmagando a cabeça da serpente, que Nossa Senhora, em 27 de novembro de 1830, apareceu à Santa Catarina Labourè, pedindo-a que mandasse cunhar uma medalha - que, hoje, é conhecida como Medalha Milagrosa - com tal imagem.

O Beato John Newman, ao comentar este título da Virgem Maria, diz:
Este vasto Universo, que vemos durante o dia e a noite e que é chamado "mundo natural", é governado por leis fixas impostas pelo Criador e, por estas maravilhosas leis, o universo está seguro de qualquer injúria ou perda substancial. Uma parte dele pode conflitar com outra e nele podem ocorrer mudanças internamente. Porém, visto como um todo, ele está adaptado para permanecer para sempre. Desta forma, diz o salmista: "A terra, que com firmeza ele estabeleceu, não será abalada" (Sl 92,1).Tal é o mundo natural; mas existe outro - muito mais extraordinário. Existe um poder que modifica e subjuga este mundo e que altera e modifica suas leis, que pe o mundo dos Anjos e Santos, da Santa Igreja e de seus filhos. A arma com a qual eles dominam estas leis pe o poder da oração. Pela oração tudo isso pode ser feito, o que de forma natural seria impossível. Noé orou, e Deus disse que nunca mais haveria uma inundação para afogar a raça dos homens. Moisés orou, e dez dolorosas pragas recaíram sobre a terra do Egito. Josué orou, e o Sol parou no céu (Js 10,12-13). Samuel orou,e chuvas e trovões vieram para a colheita do trigo (1Sm 12,18). Elias orou, e o fogo caiu do céu (2R 1,10-14). Eliseu orou, e o morto voltou à vida (2R 4,32-36). Ezequias orou, e o grande exército dos Assírios foi castigado e destruído (Is 37).Por isso a Bem-Aventurada Virgem é chamada de Poderosa - e mais, às vezes, Toda-Poderosa, porque ela tem, mais do que qualquer um, mais do que os anjos e santos, este grande e predominante dom da oração. Ninguém possui méritos como os dela. A ela, Seu Filho não nega nenhum pedido - e nisso está o seu poder. Enquanto ela defender a Igreja, nem as alturas ou profundezas, nem os homens ou espíritos do mal, nem grandes monarcas, nem habilidade humana, nem a violência popular pode aproveitar-se para nos fazer mal. Pois a vida humana é breve, mas Maria reina para além dela, Rainha para sempre. (NEWMAN, 2015)



 












Notas:

(1) Assim isolada do contexto, diz o Pe Paschoal, a frase é linda e se aplica a Nossa Senhora. No contexto, a aplicação é completamente descabida, poi Betsabé simplesmente caiu na conversa de Adonias, irmão mais velho de Salomão, o qual estava armando uma cilada contra o filho de Betsabé. E o pedido dele, através de Betsabé, acabou cavando sua desgraça. Mas os pregadores, mesmo santos, às vezes usam dessas liberdades com as palavras da Escritura.
1 - RANGEL, Paschoal. Maria, Maria.... Belo Horizonte: O Lutador, 1991.
2 - NEWMAN, John Henry. Rosa Mística. São Paul: Cultor de Livros, 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário