quinta-feira, 19 de maio de 2016

Virgem Fiel

Virgo fidelis, ora pro nobis.


Sê fiel até a morte e te darei a coroa da vida. (Apocalipse 2)




Fiel, lembra o Padre Paschoal Rangel, vem de .

Em latim se dizia: fidelis, de fides. No latim eclesiástico, fides adquiriu sentido religioso e significa , adesão de todo nosso ser a Deus, comprometimento com Ele, entrega total e firmeza, veracidade de nossos desejos mais profundos, capacidade de ir até o fim de nossos compromissos, mesmo que isto custe caro. Assim fé se mistura com fidelidade. E, no fundo, só quem tem fé para valer mesmo, é que é capaz de fidelidade total. Não só porque tem temor de Deus, mas porque confia no poder da graça dele para ir até o fim.Por isso, dificilmente se pode pensar em alguém que alcance a fidelidade da Virgem Maria. Virgem fiel, porque Virgem de fé, mais do que ninguém, como ninguém.Sua fidelidade era, diretamente, para com Deus, mas também para com as missões recebidas dele junto de nós. Ela está comprometida com nossa salvação, já que é a medianeira das graças redentoras. Podemos contar com ela, Maria não falha, ela, a Virgem fiel.
Mais uma vez, o grande "cantor da Virgem", São Bernardo, foi quem escreveu e pregou as coisas mais lindas sobre o assunto. Vocês já ouviram falar do famoso "Sermão sobre o Missus est"? É um sermão comentando a missão do Arcanjo Gabriel junto a Maria. Neste sermão, o santo chegou a expressões belíssimas que atravessaram séculos. (RANGEL, 1991)
Uma das expressões, que segundo Pe Paschoal, atravessaram séculos, proveniente deste sermão de São Bernardo é "Respice stellam, voca Mariam", ou seja, "Olha para a Estrela, invoca Maria".

"Ó tu, quem quer que sejas, que, nas correntezas deste mundo, te percebas antes ser arrastado entre procelas e tempestades do que andando sobre a terra, não desvies os olhos do brilho desta Estrela, se não queres afogar-te nessas águas. Se se levantam os ventos das tentações, se cais nos escolhos dos grandes sofrimentos, olha para a Estrela, invoca Maria. Se as iras, ou a avareza, ou os prazeres carnais se abaterem sobre tua barca, olha para Maria. Se, perturbado pela barbaridade dos teus crimes, se amedrontado pelo horror do julgamento, começas a ser sorvido em abismos de tristeza e desespero, pensa em Maria. Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que Ela não se afaste de teus lábios, não se afaste de teu coração. E para que possas pedir o auxílio de sua oração, não esqueças o exemplo de sua vida. Seguindo-a, não te desviarás; suplicando-lhe, não desesperarás; pensando nela, não errarás. Se ele te segurar, não cairás; se ela te proteger, não terás medo; se ela te conduzir, não te fatigarás; se ela estiver de teu lado, chegarás ao fim. E assim experimentarás em ti mesmo quanto é verdade aquilo que foi dito: "E o nome da Virgem era Maria". (São Bernardo, Serm 2 super Missus est).

E conclui o Pe Paschoal Rangel: "Sim, podemos confiar naquela que é a Virgem Fiel".
















Notas:

RANGEL, Paschoal. Maria, Maria.... Belo Horizonte: O Lutador, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário