quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vaso Espiritual - Templo de Espírito Santo

Vas spirituale, ora pro nobis.


Ou não tem o oleiro poder sobre o barro para fazer da mesma massa um vaso de uso nobre e outro de uso vulgar? (Romanos, 9)




A Escritura usa a palavra "vaso" num duplo sentido: "vasos de morte" (Sl 12,14), "vasos de uma guerra injusta" (Gn 49,50), "vasos de cântico" (Am 6,5). ;Em todos esses casos, "vasos" significa "instrumento", e melhor se traduziria por esta palavra: "instrumentos" de morte, "instrumentos" de uma guerra injusta, "instrumentos" musicais. Num outro sentido, mais usual em nossa língua, "vaso" é um receptáculo: os eleitos são "vasos de misericórdia" (Rm 9,23), porque contém e carregam em si a misericórdia do Senhor.

Mas a Escritura trata igualmente de "vaso" o próprio homem que Deus escolhe como instrumento de sua ação. Assim se diz nos Atos dos  Apóstolos, que Deus chamou a São Paulo, recém-convertido de "vaso de eleição", ou "vaso escolhido" (At 9,15): "Este homem é para um instrumento escolhido para levar meu nome perante as nações".
É certamente como receptáculo escolhido do Espírito que Maria é um "Vaso espiritual". Mas é também no sentido de "instrumento do Espírito" para a santificação, a espiritualização dos homens.
"Por Maria, diz um autor, Deus instruiu os doutores da Igreja e os armou contra os hereges. Foi ela que ensinou a sabedoria a São Gregório Taumaturgo; foi ela que instruiu a São Cirilo e lhe forneceu argumentos vitoriosos contra Nestório; foi ela que esclareceu e ajudou São João Damasceno, na sua luta contra os iconoclastas. Foi ela que concedeu ao Abade Ruperto tão grande conhecimento das coisas divinas que, em sua época, ninguém lhe podia ser comparado. Foi ela que concedeu a Santo Alberto Magno, intelecto antes rude, tal penetração de espírito que ele se transformou num prodígio e em mestre dos filósofos de seu século. Foi ela, enfim, que instruiu e armou São Domingos contra os algigenses, de modo a ele aniquilar em porco tempo essa heresia, por si e pelos seus". Por tudo isso, a Liturgia nos faz rezar: "Alegrai-vos, ó Virgem Maria, que, sozinha, destruístes todas as heresias no mundo inteiro" (Ofício de Nossa Senhora).
Vaso, ou seja, instrumento de Deus, com a força do Espírito, Maria é também o receptáculo, o reservatório, o vaso mesmo das graças divinas. "Cheia de graça" - disse o Anjo.
São Tomás de Aquino, com aquela penetração e capacidade de ir longe, diz que somos "vasos" de Deus, porque saímos de suas mãos de artista. Neste sentido ainda, Maria é a obra-prima do Deus-artesão: "Vaso Espiritual", feito pelo Espírito de amor, rogai por nós.(RANGEL, 1991)

















Notas:

RANGEL, Paschoal. Maria, Maria.... Belo Horizonte: O Lutador, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário