quinta-feira, 19 de maio de 2016

Torre de David

Turris Davidica, ora pro nobis.


torre forte contra o inimigo. (Salmo 60)

Ainda hoje veem-se em Jerusalém os alicerces dessa gigantesca e milenária construção. Três mil anos já se passaram, e estes enormes blocos lá estão inabaláveis, como que a desafiar a própria eternidade. Foi essa torre que abrigava outrora o santuário venerável no qual permaneceu por algum tempo a arca da aliança. Não é, pois, de admirar que os Padres ai encontrassem um simbolo da Virgem-Maria, que é "uma torre munida de baluartes inexpugnáveis", como diz S. Germano (Sermo 2 in Dormit.). "Que afronta os furacões e os ataques do inimigo", ajunta S. João Damasceno (Paracl.)"Torre cujo cimo se perde nas nuvens", continua sto. André de Creta (Sermo 2 In Annunt.). "Torre munida de armaduras para os combatentes, diz ainda Sto. Tomás de Vilanova, munida da fé do apóstolos, da fôrça dos mártires, da ciência dos doutores, da piedade dos confessores, numa palavra, de todas as virtudes de todos os santos" (Sermo 1 in Ass.). (LOMBAERDE)


Uma torre, em sua ideia mais simples, aponta o Beato Newman, "é uma estrutura feita para a defesa contra os inimigos. Davi, rei de Israel, construiu para este fim uma torre notável. Assim como ele é a imagem ou modelo de Nosso Senhor, assim sua torre é uma imagem que simboliza a Virgem Mãe de Nosso Senhor".

Ela [Nossa Senhora] é chamada Torre de Davi por ter, notavelmente, desempenhado a tarefa de defender seu Divino Filho dos ataques de seus inimigos. É comum entre os não católicos imaginar que as honras que prestamos a Maria interferem com a adoração suprema que prestamos a Jesus, e que, na fé Católica, Ele é encoberto por Ela. Mas isto é justamente o contrário da verdade.Pois, se a glória de Maria é tão grande, como não poderia ser a Dele ainda maior, ele que é o Senhor e Deus de Maria? Ele é infinitamente superior à Sua Mãe, e toda a graça que a preencheu não é nada senão o transbordamento e a superabundância de Sua incompreensível Santidade. A história nos ensina a mesma lição: vejam os países protestantes, os quais abandonaram toda a devoção a Maria há três séculos, sob a noção de que, afastando-a de seus pensamentos, estariam exaltando as virtudes de seu Filho. A essa conduta profana em relação a Ela seguiram-se as consequências esperadas? Justamente o oposto, os países que assim agiram - Alemanha, Suíça, Inglaterra - em grande medida deixaram de adorá-Lo e desistiram da crença em Sua divindade. A Igreja Católica, onde quer que seja, adora Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, tão firmemente como sempre; e estranho seria, se ocorresse de outra forma. Assim, Maria é a Torre de Davi. (NEWMAN, 2015)

Torre de Davi - Jerusalém
O Padre Paschoal Rangel nota que o louvor da Igreja, aqui, passa da "delicadeza da rosa (Rosa Mística) para a robustez da torre".
Não uma torre qualquer, como as torres de nossas igrejas de hoje, mais embelezamento e fragilidade do que fortalezas, e sim, "torre de Davi", isto é, torre de guerra, forte para defesa e luta, lugar de refúgio e segurança, que dá tranquilidade aos cidadãos. Eles podem confiar na sua inexpugnabilidade, quero dizer, na impossibilidade de o adversário derrubá-la ou invadi-la. É assim que os cristãos sentem Maria, a invencível, aquela que o pecado não conseguiu penetrar e que é força nossa, "advogada nossa", proteção segura.Houve um dia, um dia bíblico, em que os homens, confiados orgulhosamente em seus próprios recursos, quiseram desafiar a grandeza de Deus. E resolveram construir uma torre que atingisse os céus. Seria o sinal do poder do homem, de sua inderrotabilidade, de que não precisavam do Senhor para ir da terra à imortabilidade (os céus). A Torre de Babel tornou-se, desgraçadamente, o símbolo da confusão e da intratável limitação do ser humano, sempre que ele não se entrega à graça amorosa de seu Criador.Deus, porém, quis mostrar-nos que o homem pode tudo com a graça divina. E fez Maria - aquela virgenzinha de nada de uma desprezada cidadezinha da Galiléia - uma torre mais forte e mais alta que todas as torres imagináveis, glória imortal da humanidade.Torre assim maciça e alta, porém, precisava de fundamentos profundíssimos, quer dizer, de inigualável humildade. Só descendo fundo nesse chão de humildade e entrega confiante, é que se pode subir tão alto sem cair.Torre firme, porque construída sobre a rocar que é Cristo: "Petra autem esta Christus" (1Cor 10,4; At 4,11; Mt 21,42; Mc 12,10; Lc 20,17). Torre, onde encontramos as armas contra os inimigos, pois foi dela que o Cristo tirou seu corpo e seu sangue redentores, de que nos alimentamos na Eucaristia e na vida.Torre de Davi, pois Maria tem raízes na família de Jessé, pai de Davi: "Sairá um rebento da raiz de Jessé" - dissera o profeta Isaías (Is 11,1). Torre de Davi ainda, como lembram os Santos Padres e Doutores medievais, porque nela foi gerado, com ela viveu e sempre esteve o verdadeiro Davi, Cristo Jesus, que a construiu na verdadeira Jerusalém, a sua Igreja, como lugar de paz e refúgio. (RANGEL, 1991)  


















Notas:

LOMBAERDE. Pe Julio Maria de. Porque Amo Maria. pg 52s
NEWMAN, John Henry. Rosa Mística. São Paulo: Cultor de Livros, 2015
RANGEL, Paschoal. Maria, Maria.... Belo Horizonte: O Lutador, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário