quarta-feira, 18 de maio de 2016

Rainha dos Profetas

Regina Prophetarum, ora pro nobis.


Maior é quem profetiza (I Coríntios, 14)


O Padre Paschoal Rangel nos diz que, segundo as Escrituras, "a profecia é um dos dons mais ricos e importantes que um homem possa receber", lembrando que o Apóstolo São Paulo afirmou que "Deus estabeleceu em sua Igreja, primeiro os Apóstolos, em segundo lugar, os Profetas; em terceiro, os Doutores" (1Cor 12,28).
Quando a gente estuda o sentido de "profecia" ou "profeta" na Bíblia, percebe que a palavra é empregada em várias acepções: 1) o profeta é um homem ou mulher consagrados, todo entregues a uma espécie de "entusiasmo" sobrenatural e ao louvor de Deus. O próprio vocábulo "entusiasmo" tem em grego um significado etimológico de enorme riqueza, pois é formado de "Deus" (théos), de um Deus que está dentro do homem (en): "En-thousiamós". A Bíblia nos mostra os profetas assim tomados por Deus e cantando seu louvor (1R 19,34); 2) mas o profeta carrega também alguma coisa de "doutor". Ele é inspirado para ensinar aos outros as verdades reveladas. E não se reduz a um catequista ou um teólogo comum, mas é alguém guiado pela "piedade" do Espírito Santo, capaz de levar aos outros não só um conhecimento frio mas aquele sabor fervoroso das coisas de Deus; 3) o profeta é, muitas vezes, na Escritura, um homem dotado do dom dos milagres, que são sinais de que Deus está com o profeta e dá assim uma força diferente às suas palavras;  4) enfim, num sentido mais próprio, o profeta é o homem a quem Deus confere o dom de predizer o futuro para o bem e a salvação dos homens. É aquele que pode dizer antes (pró-fari), e, por isso, pode prevenir, pode antecipar-se e ajudar os irmãos.Ora, dizem os santos, Maria foi tudo isso em grau eminente. Toda feita de louvor inspirado, capaz de falar de Deus como ninguém, sabia das coisas e as transmitia na simplicidade e no anonimato; previa e prevenia, ajudava e impelia para a salvação. Por isso, Santo Efrém a chamou "glória dos profetas"; São Jerônimo escreveu que ela foi "a profecia que os profetas profetizaram"; Santo André de Creta dizia que ela era "o resumo das divinas profecias, sobre as quais falaram todos os que receberam o dom de interpretar"; São Boaventura a louvou com "a voz mais verdadeira das que anunciaram os oráculos de Deus".Sim, vós sois, Maria, Rainha de todos os profetas. Rogai por nós, para que ouçamos o que os profetas nos dizem e sigamos o que Deus nos anuncia através deles. (RANGEL, 1991)














Notas:

RANGEL, Paschoal. Maria, Maria.... Belo Horizonte: O Lutador, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário