quinta-feira, 19 de maio de 2016

Espelho de Justiça - Espelho da Perfeição

Speculum Justitiae, ora pro nobis.



Hoje vemos como por um espelho... (I Coríntios 13)







Espelho é o lugar onde se reflete a imagem de alguém ou alguma coisa. Espelho sem mancha, sem escalavrados, sem rachaduras. É assim que a ideia de espelho se aplica a Maria. É interessante notar que a Igreja e a piedade cristã encontraram uma forma de louvar a Nossa Senhora, baseada nas imagens. A pobre língua humana se sente frequentemente perdida e incapaz de dizer o que sente, o que quer. E o único recurso é deixar-se envolver em imagens. Por isso, a Ladainha de Nossa Senhora vai ingressar, a partir desta invocação, numa série de invocações metafóricas. A primeira é essa do espelho.A Escritura nos ensina que o mundo é imagem de Deus, que os céus "cantam" a sua glória, porque a manifestam, embora num canto silencioso. Já o Apóstolo Paulo escrevia aos Romanos (1,26) que as criaturas refletiam as perfeições divinas. E o velho "filósofo" ocultista, Hermes Trimegisto, ensinava que o mundo era "o livro da divindade, o espelho das coisas divinas".Se todas as criaturas revelam Deus, nisto ou naquilo, e, por esta razão, podem ser chamadas espelhos de Deus, Maria, diz São Tomás de Aquino, é um espelho especialíssimo: "Os outros santos são exemplos de virtudes particulares: um foi humilde, outro casto, outro misericordioso, e assim nos são oferecidos como exemplos de alguma virtude. Mas, a bem-aventurada Virgem é exemplo de todas as virtudes". Já, neste sentido, "espelho de justiça".Com efeito, o que é justiça na Bíblia? "A justiça é, propriamente, uma justeza, pela qual nossa vontade se ajusta e se conforma à sua regra, isto é, à vontade de Deus que está indicada nos mandamentos e que se cumpre por amor" (Dict. Philologie Sacrée)A justiça, na Bíblia, é tudo aquilo que nos faz justos, justificados, amorosamente unidos a Deus e à sua vontade santificadora. Justiça é retidão de caráter, decisão de não fazer o mal, integridade de costumes. Justiça é agir segundo o direito e o dever, com equidade e vontade de acertar. Justiça é, no sentido da Escritura, um resumo, uma síntese de todas as virtudes.Ora, é exatamente isso que Maria reflete em sua vida. E é por isso que Ela é "espelho de justiça". (RANGEL, 1991)















Notas:

RANGEL, Paschoal. Maria, Maria.... Belo Horizonte: O Lutador, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário