quinta-feira, 19 de maio de 2016

Arca da Aliança

Foederis arca, ora pro nobis.


...porque levaste a arca do Senhor (I Reis, 2)




"Maria é, verdadeiramente, a arca da aliança, Foederis arca", sentencia o Padre Julio Maria de Lombaerde, acompanhando muitos santos e doutores da Igreja:
* "Ela é a arca, diz S. João Damasceno, a qual jamais mão profana ousou tocar". (Carm. de Annunt.)
* "Ela é a arca, continua Sto. Antonino, que, após uma longa permanência em terra estrangeira, foi transportada ao seio da Jerusalém celeste, pelo novo Davi". (Sum. pars 4, tlt. 15, cap. 46)
* "A imitação da arca da aliança, Maria era revestida do ouro mais puro da inocência", diz Sto. Ambrósio (De conf. Pont.) "e ornada das pérolas brilhantes da virtude ", ajunta S. Lourenço Justiniano. (De nat. B. V.)
* "Seu corpo e sua alma resplandeciam com o brilho da santidade mais perfeita", diz S. Proclus (Sermo 6 de laud. B. V.) " no qual abundavam todos os tesouros da santidade e beleza ", continua S. Gregório, taumaturgo.
* A Arca da Aliança encerrava as tábuas da lei. "Maria, diz Ricardo de S. Lourenço, conservava cuidadosamente em seu coração todas as palavras do divino Legislador" ( De laud. B. V.) 68)  - e, maravilha mais prodigiosa, diz Sto. Ambrósio, "Maria levou em seu seio não só a lei, mas até o próprio autor da lei'' ( De conf. Pont.).

O Padre Paschoal Rangel esmiúça:
Na parte mais secreta do Templo, Deus mandou construir um "tabernáculo", quer dizer, uma espécie de "tenda", um lugar resesvado, onde Ele como que estaria presente de modo particular.As tendas são moradas transitórias. E, para Deus, o mundo é um lugar de passagem: Ele fez sua tenda entre os homens, mas preparou, para esses mesmos homens, uma morada permanente.Naquele "tabernáculo", Deus mandou que se colocasse a "Arca da Aliança". Essa arca, pequenina, continha as "tábuas da lei", o Decálogo, sinal da aliança que Deus fizera com o seu povo com a mediação de Moisés. Aquelas tábuas escritas por mão misteriosa eram, para os judeus, a coisa mais sagrada, que eles respeitavam como presença de Deus em seu meio.Maria sempre foi comparada à Arca da Aliança, porque, como disse Teodoro de Ancira, "ela continha não a lei, mas o Legislador". Para Santo André de Creta, "ela é a nova arca de Deus, onde repousa o Espírito Santo".O sábio e piedoso autos que se intitula humildemente de "O Idiota" [possivelmente pseudônimo de Raymundus Jordanus] e que nos legou uma enorme riqueza doutrinária sob esse pseudônimo, escreveu: "Maria é a Arca da Aliança, porque, por meio dela, se firmou a aliança de Deus conosco: antes dela, éramos inimigos, e estendíamos imenso abismo entre nós e Deus, de forma que os que queriam passar daqui até Ele, não o podiam. Mas, por Maria, veio até nós o Filho de Deus; fez-se o Emanuel, isto é, o Deus conosco, de tal maneira Filho, que a Mãe nos pôde conduzir ao Pai e trazer o Pai até nós, e assim se estabeleceu uma aliança eterna, isto é, "fez-se a paz para os homens de boa vontade". Afinal, Cristo é a nossa paz, que fez dos dois (opostos) uma só coisa, unindo terra e céus, o abismo e a suprema altura".Maria soube ligar-nos a Deus, apesar de nossas indignidades, de nossos pecados, porque nos levou ao arrependimento e ao pecado. Nela, guardamos a confiança da paz, a certeza de que não se romperá a aliança. (RANGEL, 1991)










Notas:

LOMBAERDE, Padre Julio Maria de. Porque Amo Maria. pg 51s
RANGEL, Paschoal. Maria, Maria.... Belo Horizonte: O Lutador, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário